Ser músico é uma profissão?

Ser músico profissional é um grande desafio

A música tem forte presença em todas as classes sociais e em várias épocas. Em apresentações, festas, cerimônias religiosas, programas de rádio e TV, propagandas comerciais, trilhas sonoras de filmes, teatros e muito mais… Somos “bombardeados” de informações musicais. Quem de nós não poderia afirmar que existe uma música especial que marca algum momento da sua vida!?

Embora a fama seja um privilégio de poucos, muitas pessoas buscam sua vivência profissional por meio da música. Pois, no geral “viver da música”, para muitos, é ter um trabalho aliado ao grande prazer. Trabalhar com música, para quem tem esta vocação, é verdadeiramente apaixonante.

Atualmente, ser músico profissional é um grande desafio. Pois, um músico que não busca oportunidades de aperfeiçoamento e oportunidades profissionais, dificilmente conseguirá sobreviver nesta profissão.

Network, marketing pessoal e music business

No geral, um músico precisa ter um bom relacionamento com outros músicos (network) e um lado empresarial aguçado, para promover a sua profissão e sobreviver bem nesta área (marketing pessoal e music business). Atualmente, é um privilégio de poucos, ter um salário estável nesta profissão no Brasil.

Existem ramos nos quais o músico pode trabalhar. Além de executar um instrumento ou cantar, o músico pode se especializar em arranjos, regência, produções musicais, aulas e muito mais.

Para se especializar é necessário dedicação em horas diárias de prática e estudo. Seja em aulas particulares, estudos em conservatórios ou estudando em uma faculdade. Uma curiosidade particular é que a faculdade de música é uma das poucas na qual é necessário que o aluno já tenha experiência na área. Caso contrário, o aluno não conseguirá prosseguir ou até mesmo ingressar no curso superior.

Amar música é essencial para evitar uma vida profissional frustrada. Eu, particularmente, não conheço um músico que tenha êxito nesta profissão e não tenha uma vida intensamente musical. O amor pela música transpassa o som e é perceptível aos ouvintes.

Fábio Rabello – (Saxofonista, Ministério de Música Canção Nova)

Assista e conheça um pouco do trabalho de Fábio Rabello:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*