Solenidade da Imaculada Conceição terá transmissão ao vivo

A solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, comemorada na sexta-feira dia 08 de dezembro, contará com a transmissão da Santa Missa, celebrada pelo Padre Demétrio Gomes, às 11h30min na Rádio Anunciadora e pela LIVE da Arquidiocese. A Celebração Eucarística acontecerá na Capela da Mitra Arquidiocesana de Niterói.  Acompanhe ao vivo, o áudio em radioanunciadora.org.br  e as imagens através do Facebook da Arquidiocese em fb.com/arqnit.

Uma festa valiosa, dia de preceito quando se volta o olhar para contemplar Maria Santíssima, aquela que é toda pura, preservada do pecado original, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Este dogma da Igreja foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854. “Maria foi imune de toda mancha da culpa original desde o primeiro instante de sua concepção, em vista dos méritos de Cristo” (Bula “Ineffabilis Deus”).

A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicos avançaram através dos tempos, sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês, grande doutor em teologia, chamado Bem-Aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de São Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria, como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem, para a redenção da humanidade.

Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano, em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício e, finalmente, no século XVIII, o Papa Clemente XI tornou-a obrigatória para toda a cristandade.

Em 1858, a própria Senhora  confirmava essa verdade, aparecendo a Bernadete, na cidade francesa de Lourdes: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*