Lançado livro comemorativo pelos 40 anos da OSIB

Entre os dias 9 e 13 de julho, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi realizada a Semana Nacional de Atualização para Formadores de 2018, cujo tema foi: “A dimensão intelectual da formação Sacerdotal a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi o assessor do evento, pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 1.

Algumas dimensões foram desenvolvidas no encontro, a exemplo do último ano, quando em julho de 2017, na Aparecida – SP, foi abordada a dimensão espiritual. Neste ano, o objetivo foi promover a dimensão intelectual, reunindo bispos, reitores e formadores, em especial, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia dos seminários do Brasil.

No final desta semana de formação, foi celebrada Missa, em um dos cartões postais da cidade maravilhosa: no Cristo Redentor. Na homilia, Dom Joel Portella ressaltou o trabalho realizado pelos formadores, agradecendo pelos 40 anos, “permita portanto o bom Deus, que os 40 anos da OSIB se projetem por 40 anos futuros, e agradeço à antiga diretoria, aqui representada pelo Padre Douglas Fontes”, Reitor do Seminário São José, da Arquidiocese de Niterói. Encerrou, dando as boas vindas  à nova Diretoria, formada pelos Padres Jerônimo Batista de Araújo – Presidente (Diocese de Caicó – RN), Zenildo Lima da Silva – Vice-Presidente (Arq. de Manaus), Vagner João Pacheco Moraes – Secretário (Diocese de Osasco – SP), Sidnei Ferreira – Tesoureiro (Diocese de Cornelio Procópio/PR. / Regional Sul II) e Harley Caldeira – Comunicações (Arq. de Montes Claros – MG).

Ao final da Santa Missa, foi realizado o lançamento do livro “A Formação Sacerdotal Hoje”, com apresentação do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco. Segundo Dom José, na apresentação, “Aqui vamos encontrar textos sobre o pensamento do Papa Francisco quanto à formação sacerdotal, a missão e os desafios dessa empreitada, a presença da mulher junto aos vocacionados e outros aspectos psicossociais, a espiritualidade da alma do sacerdote, o presbítero nos grandes centros, projetos formativos nos seminários, os 40 anos de serviço da OSIB à Igreja no Brasil”.

No livro da Editora Benedictus, encontramos textos do Cardeal Dom Orani João Tempesta, Dom José Francisco Rezende Dias, Dom Jorge Carlos, Dom Jaime Spengler, Dom Joel Portela, Dom Esmeraldo Barreto, Dom Luiz Ricci, Dom José Roberto, Padre Wellistony Viana, Padre Nivaldo dos Santos Ferreira, Padre Douglas Alves Fontes, Padre Alberto Antoniazzi, Padre José Carlos dos Santos, Elizabeth Kipman e William Cesar Castilho.

E Dom José completa: “O Papa Francisco foi muito feliz, quando disse que os tesouros insubstituíveis do Coração de Jesus são dois: o Pai e nós. Seus dias foram passados ​​entre a oração ao Pai e o encontro com as pessoas. Não à distância, mas próximo. O Coração de pastor do Cristo conhece apenas duas direções: até Deus Pai e até os homens” (Papa Francisco, Homilia na Missa do Jubileu Sacerdotal, 3 de junho de 2016)”.

Por Íngrid Bianchini

O post Lançado livro comemorativo pelos 40 anos da OSIB apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*