Fiéis da Arquidiocese rezam pela construção da Nova Catedral

Cerca de 500 pessoas se reuniram na segunda-feira, dia 22, para um para uma tarde de oração e louvor em honra a São João Paulo II, na capela que leva seu nome, e fica onde será construída a Nova Catedral.  O evento, que foi uma realização da equipe de gestão, em parceria com o Setor de Comunicação, teve início com a oração do Terço Mariano, conduzido pelo grupo do Terço dos Homens e a participação do Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Ricci.

Dando continuidade ao dia especial, houve uma visita guiada às Obras de Construção da Nova Catedral, na qual os fiéis puderam acompanhar, com a explicação de Adriano Carneiro, as etapas da construção.

A Comunidade Servir, junto como o Seminário São José, conduziram o momento de Adoração e Louvor, um momento de muita emoção, para os presentes, e o público, que pôde acompanhar, simultaneamente, por todas as Redes Sociais da Arquidiocese de Niterói.

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, celebrou a Missa solene em honra a São João Paulo II, e lembrou a vida do Santo e quando teve oportunidade de conversar com ele, e também entregou as obras de construção da Nova Catedral na intenção de São João Paulo II.

Na homilia Dom José destacou que São João Paulo II “no seu pontificado um dos mais longos pontificados da história, ele escreveu várias encíclicas sobre o mistério do Deus Uno e Trino: a primeira, o Redentor do homem, mostrando que Jesus, como nos ensina o Concílio, revela o ser humano, revela o homem para o próprio homem, e ele é o redentor de toda humanidade.  

Depois, a segunda Encíclica, sobre o pai misericordioso, que tem como título, tirado da primeira leitura de hoje, rico em misericórdia, e vem mostrar que Deus é esse pai misericordioso, que nos ama, que nos acolhe, que nos perdoa. E depois, a outra Encíclica, sobre o Espírito Santo, o senhor vivificador, mostrando que o Espírito Santo é a força de Deus presente em nossos corações que nos leva pelos caminhos de Jesus.

E escreveu também, sobre a Virgem Maria, a mãe do Redentor, mostrando que Maria acompanhou Jesus em todos os momentos da sua vida, especialmente, neste momento central da Cruz e ressurreição. E foi também, durante o seu pontificado, de um ensinamento muito rico, que foram atualizados o Código de Direito Canônico as leis da igreja, e também o Catecismo da Igreja Católica, atualizado no tempo do pontificado de São João Paulo II. Portanto, ele que não só teve um pontificado fecundo nos seus ensinamentos, mas criou um jeito novo de ser Papa.

Antes dele, o Papa raramente saía do Vaticano. Quando era escolhido como Papa, ficava no Vaticano, e até se dizia que era um prisioneiro do Vaticano. E ele andou por todo o mundo, anunciando Jesus Cristo. Foi, não só, esse grande missionário, mas um Peregrino da Paz, anunciando a paz, anunciando a comunhão, mostrando que Deus chama todos para viverem a paz da Fraternidade e a união.

Portanto hoje, aqui, neste dia em que temos a sua imagem e a sua relíquia, que vêm recordar para nós, esta figura importante que foi São João Paulo II, nós queremos, nesta celebração, agradecer a Deus pelo dom que São João Paulo II foi, e é, para nossa igreja, e continua falando a nós hoje.  É por isso, que nós estamos aqui, celebrando a sua festa, e também queremos pedir a sua intercessão, para que nós possamos viver a nossa vida, deixando-nos transformar pela graça de Jesus Cristo, como nos lembrou S. Paulo, na 1ª leitura.”

Após a bênção saiu uma procissão luminosa com a relíquia de São João Paulo II. 

Por João Dias
Foto: Reprodução da LIVE

O post Fiéis da Arquidiocese rezam pela construção da Nova Catedral apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*