Encontro anual dos formadores dos futuros sacerdotes do Leste 1

Nos dias 22 e 23 de outubro, realizou-se, no Hotel Solar do Amanhecer, em Niterói, o segundo encontro anual dos formadores dos futuros sacerdotes do Regional Leste 1.

Após o almoço, no Seminário São José, de Niterói, com a presença de Dom José Francisco, os doze formadores, das 11 circunscrições eclesiásticas do estado, se dirigiram para o hotel.

Seguindo-se à oração da Hora Média, os formadores se apresentaram e tiveram início os trabalhos. O assessor do evento foi o Pe. Nivaldo Ferreira, antigo reitor do Seminário de Belo Horizonte, e Presidente da OSIB nacional.

A temática abordada foi a Atualização das Diretrizes para Formação Presbiteral na Igreja no Brasil. Concluída a primeira parte da fala do assessor, houve um breve intervalo, e em seguida, a continuação da apresentação das novas diretrizes.

No início da noite, Dom Joel Portella, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, presidiu a Santa Missa, na Igreja histórica de S. Francisco Xavier. Na ocasião, agradecemos-lhe pelo tempo em que foi nosso referencial. Após a celebração, tivemos um jantar de confraternização, no restaurante A  Mineira.

Iniciamos o segundo dia, com a oração das Laudes,  e estiveram conosco Dom José Francisco e Dom Luiz Antônio. Após o café, retomamos o trabalho com o assessor, que passou a enfocar a segunda parte das Diretrizes, que trata da Formação Inicial.

Após um breve intervalo, retomamos os trabalhos.

Ao encerrar, agradecemos ao assessor, dedicando o final da manhã para planejar o ano de 2019.

O encontro foi concluído com o almoço, no hotel.

Texto e foto: Padre Douglas

O post Encontro anual dos formadores dos futuros sacerdotes do Leste 1 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*