Dom Alano celebra Missa pelos 445 anos de Niterói

Dom Frei Alano Maria Pena O.P., Arcebispo Emérito de Niterói, presidiu a Celebração Eucarística pelos 445 anos da cidade de Niterói, no dia 22 de novembro. Na história da fundação, São Lourenço é um bairro de grande importância, pois foi o local em que Arariboia, em 1573, fundou a cidade. O povoamento da área ocorreu em reação à invasão francesa à Baía de Guanabara, em 1555.

Na luta, sobressaíram-se Estácio de Sá, Mem de Sá e Arariboia, chefe dos índios da tribo dos Temiminós. Expulsos os franceses, por sua lealdade aos portugueses, Arariboia ganhou uma sesmaria, nas terras onde seria erguida a cidade de Niterói. Ao instalar-se nelas, escolheu o Morro de São Lourenço para construir o seu aldeamento principal, devido à visão estratégica da baía, possibilitando vigilância constante.

No bairro está a mais antiga igreja da cidade, a Igreja de São Lourenço dos Índios, localizada no outeiro do mesmo nome.  O altar, com a estrutura quase toda em pau-brasil, e o piso são ainda originais da construção. Por ser um dos mais belos templos em estilo colonial do país, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Já se tornou tradição, todos os anos, no dia 22 de novembro, comemorar, com missa nesta Igreja, o aniversário de fundação de Niterói. Às 9h30, com transmissão pelas Rede Sociais e Rádio Anunciadora, Dom Frei Alano, iniciou a celebração, transmitindo ao Prefeito, ao Vice-prefeito e às demais autoridades, seus cordiais cumprimentos.

Dom Frei Alano, em sua homilia, falou da importância de agradecermos e rezar pelo aniversário da cidade, lembrando ainda, que o Cristo deve habitar nos corações dos niteroienses.

“… que as autoridades dos demais setores da sociedade possam, cada vez mais, suplicar ao Espírito Santo para que a Luz seja dada, exatamente, na medida em que o Senhor Jesus que; que o dever dos senhores seja cumprido, para a glória d’Ele, e para o bem de toda a comunidade;  aqui não se distinguem pessoas, são todos, não se distinguem religiões, são todas, e todos fazemos parte desse povo da nossa cidade, então, todos devemos conjugar, todos devemos somar…”, disse  Dom Alano em sua homilia.

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves esteve presente na celebração e, ao final, cumprimentou o Arcebispo Emérito.

Por João Dias
Foto: Luciano

Fontes: IBGE/Prefeitura de Niterói

O post Dom Alano celebra Missa pelos 445 anos de Niterói apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*