Arquidiocese encerra o Ano Nacional do Laicato

Os fiéis do Vicariato Niterói, participaram no sábado, 24 de novembro, no Seminário São José, da Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebração que marcou o encerramento do Ano Nacional do Laicato no Vicariato Niterói, da Arquidiocese de Niterói. A Eucaristia foi presidida por Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói e concelebrada pelo clero do Vicariato Niterói.

Antes da homilia, Dom José Francisco apresentou o Padre Ladir, da Congregação dos Orionitas, que irá colaborar com o Padre Magno, na Paróquia São Francisco Xavier, e o Padre Goretti, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que agora passa ser um padre diocesano.

Na homilia, Dom José Francisco explicou que a Festa de Cristo Rei marca o encerramento do ano litúrgico e o início de um novo calendário, para a Igreja. Ressaltou a importância do leigo na missão evangelizadora da Igreja, agradecendo pela fidelidade e testemunho, nos diversos espaços da sociedade. Também exortou aos fiéis católicos a rejeitarem a mentira.  E encorajou: “Viver com coragem, com alegria, e com transparência, no amor de Jesus“.

Dom José Francisco, destacou:

“…Neste dia da solenidade de Cristo Rei, dia do Cristão leigo e leiga, nesta festa do nosso seminário, sempre um leigo é colocado em destaque.  Aqui está São Mateus Moreira, que foi canonizado pelo Papa Francisco e que é o padroeiro dos ministros extraordinários da Sagrada comunhão. Que ele hoje seja exemplo de alguém que deu a vida por amor a Jesus, e que deve nos ajudar a seguir Cristo, como nosso rei para que também nós sejamos capazes de fazer da vida um dom de amor a serviço dos nossos irmãos e irmãs. Esta festa da solenidade de Cristo Rei é uma solenidade praticamente recente, na igreja, foi o Papa Pio XXI quem a instituiu, em 1925. Diante de tantos governos, depois da primeira guerra mundial, que cada vez mais iam ficando totalitários, ele instituiu essa festa de Cristo Rei, para mostrar que Cristo é o rei do universo, e que Ele não é como os reis do mundo, que dominam pela arma do dinheiro, mas vem dominar através do amor, vem, acima de tudo, se doar para, livremente, esperar a nossa resposta de amor a essa doação da própria vida”.

E completou:

“…Ele foi transparente, o ser humano que transpareceu de forma humana, o rosto amoroso e misericordioso de Deus. Por isso, Ele vem reinar, dando esse testemunho da Verdade, transparecendo, irradiando, testemunhando o amor de Deus para nós, um amor que se entrega, e se entrega na cruz; esse amor, que revela para nós o segredo de Deus, que entrega a vida do seu próprio filho, para que nós tenhamos a vida. Por isso, Jesus vai dizer no final, ‘ todo aquele que é da Verdade escuta a minha voz’ e nesta solenidade de Cristo Rei, todos nós somos chamados a pedir ao Senhor a graça de sermos verdadeiros, não sermos mentirosos, mascarados, falsos, mas que cada vez mais unidos a Jesus, deixando que Ele reine em nossos corações, nós também possamos transparecer, irradiar o seu amor a serviço dos irmãos e irmãs. E hoje, celebrando então o dia do cristão leigo e leiga, aquele que pela graça do batismo já foi santificado — todos nós no batismo já fomos santificados pelo Senhor —a caminhada da vida nos chama a nos deixar cada vez mais santificar, correspondendo à graça recebida e vivendo do jeito que Jesus viveu, na verdade e no amor. Por isso, nesta solenidade, nós somos agradecidos a todos os cristãos leigos e leigas, que prestam serviço seja na igreja, seja na sociedade (…).

Concluindo, assim se expressou Dom José:

“Peçamos a Cristo, Rei do Universo, com a intercessão de São Mateus Moreira, a graça de podermos viver com coragem, com alegria, e com transparência, no amor de Jesus, vivendo segundo o Evangelho, escutando a Sua voz e dando com Ele e a exemplo dEle, testemunho da verdade. Quero encerrar esta reflexão, lendo a mensagem que nós, bispos, elaboramos, na Assembleia, para o encerramento do ano do laicato, para ser lida em todas as paróquias do Estado do Rio de Janeiro, do nosso regional.”

MENSAGEM AOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14)

Queridos irmãos leigos e leigas,

Ao celebrar o Dia do Leigo e da Leiga, culminância deste Ano do Laicato, com o coração repleto de alegria e esperança, unimo-nos a todos os nossos irmãos e irmãs para agradecer os frutos alcançados e encorajá-los a prosseguir com entusiasmo na missão eclesial, expressa em rostos e experiências tão diferentes, mas buscando sempre construir o Reino.

Agradecemos ao Senhor a vocação de vocês, irmãos leigos e leigas, que respondem, generosamente, aos desafios e tarefas da hora presente. Verificamos com satisfação o crescimento de todos, na organização e participação nos Conselhos de Leigos, Conselhos Pastorais, diocesanos e paroquiais, a presença nos ministérios e serviços, bem como nos diversos Conselhos de Direitos, em sintonia com o Papa Francisco, numa Igreja em saída.

Acompanhando todo este empenho e dedicação, fazemos votos de que este Ano do Laicato deixe um legado de maior crescimento espiritual, de comprometimento missionário e de uma presença cristã e cidadã, nos diversos ambientes, na elaboração e implementação de políticas públicas abrangentes e justas, especialmente em benefício dos mais pobres, num esforço na construção do bem comum.

Que o Pai das Misericórdias, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, abençoe cada um, com ternura, e os inspire no seu modo peculiar de seguir Jesus, no cumprimento à vontade de Deus, em defesa da vida humana e de toda a criação.

Bispos do Estado do Rio de Janeiro, Regional Leste 1 da CNBB.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2018.

Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Vice-Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo de Duque de Caxias
Secretário do Regional Leste 1 – CNBB

Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença;
Dom Frei José Ubiratan Lopes, OFMCap, Bispo de Itaguaí;
Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu;
Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo coadjutor de Nova Iguaçu;
Dom Francisco Biasin, Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda;
Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo da Diocese de Nova Friburgo;
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes;
Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo de Petrópolis;
Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney;
Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Roque Costa Souza, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Paulo Alves Romão, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Juarez Delorto Secco, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, Bispo Auxiliar de Niterói.

Ouça aqui a íntegra da homilia:


Após a Santa Missa, houve a festa do Leigo no Seminário José, com a apresentação da Comunidade Divina Luz.

Vicariato São Gonçalo

O encerrado do Ano do Laicato, no Vicariato São Gonçalo, aconteceu no dia 24 de novembro, com um dia formativo, com participação do Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico, Padre Demétrio e Padre Júlio César, Doutor em Teologia Patrística.
O evento aconteceu, na Paróquia Sant’Ana em Itaúna, município de São Gonçalo, e se encerrou com a Santa Missa.

Vicariato Oceânico

No dia 24 de novembro, a paróquia São Sebastião, em Itaipu, aconteceu uma apresentação do Padre Ceslau, que deu testemunho dos trabalhos pastorais.

Vicariato Rural

O Santuário de Jesus Crucificado, em Porto das Caixas, recebeu o Bispo Auxiliar, Dom Luiz Antônio, para o encerramento do Ano do Laicato, do Vicariato Rural, no dia 25 de novembro, a Missa também foi em comemoração pelos 50 anos do milagre.

Vicariato Lagos

Aconteceu no dia 24 de novembro, Show, reflexões e pregações, bênção com o Santíssimo e Santa Missa, na Praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio. A Santa Missa teve a presidência do Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci.

Vicariato Alcântara

No dia 24 de novembro, aconteceu animação, Adoração ao Santíssimo, palestras, testemunhos e Santa Missa, no Centro Paroquial de Eventos da Paróquia Santíssima Trindade em São Gonçalo.

Por João Dias
Foto: Reprodução do YouTube

O post Arquidiocese encerra o Ano Nacional do Laicato apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*