Arquiteto da Nova Catedral completaria 111 anos

Quando o assunto é Arquitetura, é quase impossível não se lembrar de Oscar Niemeyer, que morreu em 2012 aos 104 anos. Ele foi um dos arquitetos mais importantes para a história do Brasil.

Niterói também recebeu inúmeros projetos deste Arquiteto; um deles, a Nova Catedral São João Batista, que está em construção no Caminho Niemeyer, que leva o nome em honra a esse Arquiteto, que completaria 111 anos se estivesse vivo, neste sábado, dia 15 de dezembro.

 “Eu senti que deveria dar uma explicação, por que sou comunista e estou fazendo tantas igreja? Mas nasci em uma família muito religiosa. Meu avô era religioso. Na casa em que eu morei tinha cinco janelas, uma delas transformada em oratório pela minha avó. Tinha missa lá em casa. É uma coisa muito natural”. Oscar Niemeyer, no livro As Igrejas de Oscar Niemeyer, lançado em 2011.

Oscar Niemeyer deixou um legado impressionante, realizou projetos icônicos em vários estados brasileiros e em outros países também, e suas obras são referência de modernidade.

A Nova Catedral São João Batista, projetada por Oscar Niemeyer, objetiva unir conforto e beleza, que abrilhantará, ainda mais, o turismo da cidade sorriso. A obra monumental será um harmonioso templo, com uma das mais belas silhuetas já vistas nesse país.

O templo, que traduz em arte, a mitra e o solidéu episcopais, será parte de um conjunto de 14 equipamentos culturais, nomeado como Caminho Niemeyer, e fica ao longo da orla de Niterói. O início desse caminho foi o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado na década de 1990. Além do MAC, o caminho conta, também, com mais sete projetos já construídos, como a praça Juscelino Kubitschek e o Memorial Roberto Silveira.

Oscar Niemeyer expressou, ele mesmo, a satisfação pela concepção, que chegou a ver, como a sua “obra-prima”. De acordo com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, a catedral não será somente um monumento religioso, mas também artístico e cultural. Por conta disso, o monumento será destinado a toda a cidade de Niterói.

A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 70 metros de altura, e com capacidade para 5 mil pessoas na nave. Conta também com um altar externo para celebrações, com até 15 mil pessoas na esplanada. Terá, ainda, uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiúso, para exposições e eventos, ossuário, livraria com lanchonete.

A sua localização fica no ponto extremo da praça do Caminho Niemeyer, em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói. Todos os espaços para seu funcionamento estão abaixo do nível da praça, com vista total para as águas brandas da Baía de Guanabara.

A obra está sendo feita através de doações de fiéis e empresários, que contribuem com essa bela edificação. As mobilizações estão em andamento em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói.

Segundo a Equipe de Gestão do projeto, em setembro de 2018, houve a necessidade de interromper as escavações, por conta de mobilizar maquinário específico para perfurar as rochas do enrocamento*, mas outras atividades foram executadas neste período.

A equipe destacou que aconteceu “a preparação e execução de testes de integridade nas estacas já executadas, de acordo com as recomendações do projetista, seguindo as normas técnicas.”

“O maquinário com capacidade para perfurar as rochas do enrocamento já está em pleno funcionamento. Hoje finalizamos a quarta estaca do bloco norte, que é o que está faltando nessa etapa.”

“A próxima etapa consta dos blocos de coroamento do apoio da laje, as vigas e a laje do nível inferior, para em seguida começar a subir a catedral.”

A Equipe de gestão reforça o pedido para a campanha para arrecadação de fundos. “Estamos com um sorteio filantrópico, autorizado pela Caixa, de um carro Renault KWID, doado pela DINISA. O bilhete custa apenas R$ 5,00 e pode ser encontrado em todas as Paróquias da Arquidiocese.”

“Outra forma de contribuir é pelo Caminho da Gratidão, uma galeria no interior da Nova Catedral, dividida em Santos de devoção, na qual as pessoas poderão deixar uma mensagem em uma peça de cristal, formando um belíssimo vitral. O cadastro pode ser individual ou em grupo (famílias, pastorais, movimentos, capelas, etc). Para deixar sua mensagem eternizada na Nova Catedral, a pessoa pode se cadastrar através do site https://caminhodagratidao.com.br ou se quiser mais informações, pode ligar para (21) 3602-1700 ou enviar mensagem via Whatsapp para (21) 97203-1657.”

* Enrocamento – conjunto de blocos de pedra ou de outro material (p.ex., cimento), lançados uns sobre os outros, dentro da água, para servir como lastro para fundação de obra hidráulica ou, quando aflorado à superfície ou muito extenso, como quebra-mar ou proteção contra a erosão das ondas.

 

Por João Dias com informações da equipe de gestão da Nova Catedral e Fundação Oscar Niemayer
Definição de enrocamento: Dicionário Aurélio 
Foto: Arquivo
Arte: Thiago Maia

O post Arquiteto da Nova Catedral completaria 111 anos apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*