Pastorais de Rua da Arquidiocese promovem atividades solidárias

Pastorais de Rua da Arquidiocese de Niterói promovem atividades solidárias de Natal

Em uma demonstração de amor ao próximo e entendimento do verdadeiro sentido do Natal, diferentes grupos de Pastoral de Rua da Arquidiocese de Niterói fizeram atividades solidárias com pessoas em situação de rua, durante o período de festividades. Estes grupos, movidos por solidariedade e pelo Amor de Deus, e em alguns casos, pelo desejo de justiça social, foram até as calçadas das cidades de São Gonçalo e Niterói, a fim de encontrar Jesus Menino nas manjedouras modernas.

Diferentes grupos se uniram para tornar a o Natal de pessoas em situação de vulnerabilidade social mais feliz. Aconteceram atividades em paróquias, ruas e locais de habitação irregular, entre os dias 16 e 25 de dezembro.

Na paróquia São Judas Tadeu, no Rocha, em São Gonçalo, aconteceu uma atividade promovida pelo Projeto Cirineu, que forneceu cortes de cabelo, almoço e higiene pessoal. No dia 22 de dezembro, vários grupos promoveram atividades, que forneceram uma manhã com café, corte de cabelo e higiene pessoal, além de churrasco e cinema, encerrando com Santa Missa celebrada pelo Padre Anderson. D. Luiz Antônio Ricci esteve presente na festa de Natal da Toca de Assis. A Pastoral da Paróquia Santa Teresinha, do Rio do Ouro, São Gonçalo, que fez uma Pastoral de Rua de Natal, levando 135 quentinhas, além de bebidas e Panetones.  Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada no Cubango, Niterói, aconteceu uma ceia com população em situação de rua. Um grupo de leigos, em diálogo ecumênico, promoveu uma atividade na ocupação do Edifício Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, que contou com celebração ecumênica, ceia e entrega de presentes para as crianças que vivem no local. No dia 23 de dezembro aconteceu uma atividade na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Laranjal, São Gonçalo, promovida pela Pastoral de Rua Ângelus, que buscou pessoas em situação de rua de Niterói e São Gonçalo, para que tivessem um agradável dia, com ceia, cortes de cabelo, higiene pessoal e adoração ao Santíssimo. Na noite de Natal, a Pastoral Anjos das Ruas, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pachecos, São Gonçalo, deixou o conforto de passar a virada com suas famílias e foi ao encontro de Jesus presente nas manjedouras que são as calçadas de nossas cidades. O grupo levou amor, além de quentinhas e bebidas. Ainda propriamente no Natal, em 25 de dezembro, alguns grupos saíram às ruas para encontrar Jesus nos pobres. A Missão de Rua da Comunidade Amós, em parceria com a Pastoral da paróquia São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima, de Tribobó, São Gonçalo, fez uma missão de Natal entre as ruas de São Gonçalo e Niterói, levando quentinhas e bebidas, além de sobremesas. A Pastoral Servos por Amor, da paróquia São José Operário, São Gonçalo, também esteve presente nas ruas durante a noite do dia 25 de dezembro.

Como os reis magos, que guiados pela estrela, foram ao encontro de Jesus no sujo e pobre estábulo de Belém, levando o que tinham de mais precioso, os agentes da Pastoral de Rua foram ao encontro do Menino Deus, que ainda hoje se faz presente nos pobres, levando tudo o que tinham: amor, sorrisos, misericórdia, e o próprio corpo de Cristo, que comungam na Santa Eucaristia, e por isso, partilham com aqueles que nada nem ninguém possuem. De graça receberam, bens materiais e espirituais, e de graça partilham (não só no Natal), em comunhão com o coração de Cristo que diz: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” (Mt 25, 35 – 36)

Por Lara Bernardo
Foto: Pastora de Rua

O post Pastorais de Rua da Arquidiocese promovem atividades solidárias apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*