Sede do Vicariato São Gonçalo tem festa em honra ao padroeiro

Festa de São Gonçalo de Amarante

Neste dia 10 de janeiro comemora-se o Beato São Gonçalo de Amarante, eclesiástico português, que na devoção popular é considerado “santo”. As festas de São Gonçalo são uma comemoração portuguesa, celebrada, desde o século XVI, todo  dia 10 de janeiro, data de sua morte. Esta tradição chegou ao Brasil no século XVIII.

No município de São Gonçalo, uma das mais tradicionais festividades da Igreja Matriz é esta festa, a do Padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante. Neste ano, ela acontece entre os dias 10 e 12 de janeiro. Celebrações Eucarísticas, procissão e festejos externos, com a presença de músicos da Paróquia, Banda Zero Hora e Comunidade Católica Divina Luz fazem parte da programação.

É uma festa religiosa, comemorada em dois locais, na igreja e na capela de São Gonçalo. Algumas lendas e tradições se unem ao Beato que, ainda em vida, parece ter ganho fama de casamenteiro, e sobretudo, de santo, atribuindo-se a ele vários milagres. Poucos anos após a sua morte, há referências à igreja de Amarante, sob a invocação de São Gonçalo, prova de que o seu culto cedo se propagou.

Por Íngrid Bianchini
Arte: 
Divulgação

O post Sede do Vicariato São Gonçalo tem festa em honra ao padroeiro apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*