Niterói recebe atividade da “Campanha Janeiro Branco”

A Praia de Itaipu, na região oceânica de Niterói, recebeu a “Campanha Janeiro Branco”, no último dia 12 de janeiro, com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”.  Profissionais voluntários das áreas de Psicologia, Serviço Social e Biomedicina organizaram um mutirão de conscientização sobre a importância do cuidado da Saúde Mental e Emocional, através de momentos de reflexão sobre o sentido e o propósito da vida, qualidade de relacionamentos e autoconhecimento.

Esta iniciativa é parte da “Campanha Janeiro Branco”, que há seis anos acontece em todo o país, alertando sobre a necessidade de refletir e prevenir o adoecimento mental/emocional das pessoas e contribuir para a valorização da subjetividade humana.

A biomédica e cientista Lorena Caruso, uma das voluntárias do projeto, em Niterói, se surpreendeu com a receptividade das pessoas abordadas, que falavam abertamente sobre situações de estresse vivenciadas na rotina, e como isso as afeta no dia a dia:

A ação foi uma das campanhas mais interessantes com as quais já trabalhei. Inicialmente, um lugar inusitado para falar sobre Saúde Mental e Emocional, mas as pessoas abordadas foram muito receptivas e muitas se abriram conosco. Foi uma surpresa muito feliz! Consegui ver de perto a real necessidade de discutir abertamente o assunto, ainda visto como um tabu. Com certeza, participarei mais de campanhas deste formato. Foi empolgante!

Para a psicóloga Paula Barreto, consagrada da Comunidade Santos Anjos e responsável pela organização das atividades da campanha em Niterói, a ação foi uma oportunidade de promover a cultura do encontro: “Fiquei muito feliz de poder participar desta campanha, porque sua proposta traduz o que anseio enquanto profissional e enquanto missionária: sair dos limites do consultório e da própria zona de conforto e ir ao encontro das pessoas que mais precisam e, que muitas vezes, não vêm até nós“.

A “Campanha Janeiro Branco” acontece todos os anos no mês de janeiro, com ações independentes em todo o país, para alertar sobre a importância de dar visibilidade ao tema Saúde Mental, e a importância de traçar estratégias e políticas públicas que atendam à população, e sejam capazes de atuar na prevenção do adoecimento mental/emocional.

Acontece sempre no mês de janeiro, atendendo ao simbolismo de que o primeiro mês do ano é como uma “folha em branco”, onde as pessoas podem ser inspiradas a refletir e a escrever e/ou reescrever a história de suas vidas.

Texto e fotos: Barbara Leal

O post Niterói recebe atividade da “Campanha Janeiro Branco” apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*