Estes jovens, que se unirão aos demais, na presença do Santo Padre, de 23 a 28 próximos, no Panamá, representam os cerca de 60 milhões de indígenas de 522 povos diferentes, das Américas e Austrália.
A estes jovens indígenas, o Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem, em espanhol. Eis o texto integral:
“Queridos jovens.
Ao término da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, em julho de 2016, disse aos jovens voluntários: “Nós assumimos a memória do nosso passado para construir esperança com coragem”. E esse é o lema que escolheu para este Encontro Mundial da Juventude Indígena ajuntado de 17 a 21 de janeiro deste ano (pré-Day JMJ) em Soloy, Ngäbe-Bugle, Diocese de David, no Panamá.
Felicito-o porque é a primeira vez que uma reunião pré-JMDA é organizada especificamente para jovens de povos indígenas, de povos indígenas em todo o mundo. Uma iniciativa que quero agradecer à Seção Pastoral Indígena da Conferência Episcopal do Panamá, apoiada pelo CELAM.
Queridos jovens, convido-vos a este encontro, que reúne centenas de jovens de diferentes povos indígenas servem para refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo a partir da antiga riqueza de suas culturas nativas. Exorto-vos a ser uma oportunidade para responder ao convite para a juventude em outros momentos para ser grato para a história de seu povo e valente enfrentar os desafios em torno deles para seguir em frente com esperança na construção de um outro mundo possível . Volte para as culturas de origem. Cuide das raízes, porque das raízes vem a força que as fará crescer, florescer e dar frutos. Além disso, você deve ser uma forma de mostrar o rosto indígena da nossa Igreja na atmosfera da JMJ e afirmamos nosso compromisso de proteger a nossa casa comum e ajudar a construir um outro mundo, mais justa e mais humana é possível.
Sem dúvida, as questões que, de acordo com a agenda será reflexo de você, incentivar em busca de respostas a partir da perspectiva evangélica, tantas situações escandalosas de marginalização, exclusão, descarte e empobrecimento para que milhões de jovens, especialmente jovens dos povos originários, são condenados no mundo. O ato de você, a consciência de pertença às suas aldeias de você, é uma reação contra esta cultura de descarte, contra esta cultura de esquecer as raízes, projetadas para um futuro mais gasosos, líquidos cada vez mais infundados.
Meninos e meninas, se encarreguem de suas culturas! Tome conta de suas raízes! Mas não fique aí. Dessas raízes crescem, florescem, dão frutos. Um poeta disse que “tudo que a árvore tem de flor, vem do que está enterrado”. As raízes. Mas raízes tomadas no futuro. Projetado para o futuro. Este é seu desafio hoje.
Será um prazer para mim encontrá-los no Panamá. E quando esse momento chegar, desejo-lhe os melhores sucessos no Encontro e dou-lhe a minha bênção.
Jatuaida, Jamorogodre.
Que Deus os abençoe!”
Por Manoel Tavares (VaticanNews)
Vídeo: VaticanNews
O post Papa aos jovens indígenas: preservem suas raízes apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.