Comissão Nacional dos Diáconos tem novo presidente

A XI Assembleia Geral Ordinária Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) elegeu, na tarde de sábado, 6 de abril, o diácono Francisco Salvador Pontes Filho (diácono Chiquinho), como novo presidente da Comissão, para os próximos quatro anos. Vindo da Arquidiocese de Manaus (AM), Regional Norte 1, o diácono foi eleito com 73, dos 145 votos válidos dos delegados presentes na Assembleia. A eleição ocorreu em três turnos, conforme prevê o Estatuto Civil e Canônico da CND.

Durante a Assembleia, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, explicou em carta, que “a Assembleia é expressão de comunhão, partilha, reafirmação da mesma vocação e missão. A vocação e a missão do diácono na Igreja, especialmente no Brasil, visibiliza a beleza da diversidade de serviços e ministérios. Essa diversidade é para o bem da Igreja e da sociedade”, afirmou o Bispo.

E reafirmou o serviço que o diácono deve prestar à Igreja, dizendo “…todos estamos a serviço da Igreja, nos diversos ministérios. Deus os abençoe e os anime sempre mais na diaconia, como testemunhas de Jesus Crucificado e Ressuscitado, que caminha conosco neste tempo quaresmal. Em nome do Cardeal Sérgio da Rocha, Presidente da CNBB, e de Dom Murilo, Vice-Presidente, envio um abraço fraterno e suplico as bênçãos de Deus para a Assembleia”.

Perfil do Eleito

Casado com Ana Cecília Viana Pontes, o diácono Francisco foi indicado à presidência pela Comissão Regional dos Diáconos do Norte 1 e teve seu nome aprovado pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. Profissionalmente, exerceu serviços bancários, como caixa, tesoureiro e servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas. Também foi Subsecretário de Estado do Trabalho e Ação Social. O diácono tem curso superior em Gestão Pública.

Em suas funções eclesiais, foi administrador das paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Carmo, em Manaus; tesoureiro da Cáritas Arquidiocesana de Manaus; membro do Conselho de Administração da Arquidiocese de Manaus; ecônomo do Seminário São José; administrador do Centro de Treinamento Maromba; presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos de Manaus; presidente da Comissão Regional dos Diáconos (CRD Norte 1); tesoureiro da CND e, até esta Assembleia, Vice-presidente da CND.

Outros cargos da presidência

Também foram eleitos os representantes das outras funções da presidência da CND. Confira abaixo a lista de funções e eleitos:

Vice-presidente – Diácono Julio Cesar Bendinelli – Regional Leste 2.
SecretárioDiácono José Oliveira Cavalcante (diácono Cory) – Regional Nordeste 1.
Vice-secretário – Diácono Hamilton dos Santos Nascimento – Regional Centro-Oeste.
TesoureiroDiácono Antônio Oliveira dos Santos – Regional Norte 3.
Vice-tesoureiroDiácono Rosinaldo Mota Trovão – Regional Norte 1.

Por João Dias com informações da CND
Foto: CND

O post Comissão Nacional dos Diáconos tem novo presidente apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*