Escola Diaconal recebe 1ª Conferência Teológica

A Escola Diaconal Maria Auxiliadora, Arquidiocese de Niterói, promoveu no último dia 31 de agosto a 1ª Conferência Teológica com o tema: Ministério Diaconal, História e Missão, proferida pelo Diácono Permanente Luciano Rocha Pinto, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O diácono é Pós-Doutor em Teologia, PUC-Rio, e tem os livros: Aos Pés da Cruz (2018); Maria, Mãe de todos os Cristãos (2019) e Mostra-me Tua Glória (2019).

Uma análise minuciosa das Sagradas escrituras apontou que a diaconia da Igreja ganha visibilidade no diácono, sinal sacramental do Cristo Servo e expressão da Igreja Servidora. Promoveu a reflexões sobre a missão do diácono permanente como servidor da mesa da Palavra de Deus, e da mesa dos pobres.

Analisou a noção de diaconia como fundamento do ser Igreja, considerando a atuação dos Sete helenistas, como os primeiros diáconos, além de ponderar sobre a diaconia da Palavra. Seu serviço à mesa da Palavra não devendo ser visto como inferior ou como suplência, nem devendo ser esvaziado de sentido a celebração da Palavra por ele presidida. Antes, deve ser vista como uma diaconia, entendendo que nela é Cristo, que, na pessoa do diácono, como ministro ordenado, e na Palavra proclamada em assembleia litúrgica, fala e opera Sua obra salvadora.

Apresentou a formação histórica e teológica, a importância da diaconia no processo de expansão da fé cristã, a instituição, ascensão, decadência do Ministério no século V e seu ressurgimento a partir do Concílio Vaticano II. Também foram abordados os desafios do Ministério Diaconal na contemporaneidade, servir aos necessitados e também sendo um condutor do Povo de Deus auxiliando os Epíscopos e Presbíteros.

“Deverão todos respeitar os diáconos como a Jesus Cristo, como também ao bispo que é a imagem do Pai, aos presbíteros, porém como o senado de Deus e ao colégio dos apóstolos.” (Santo Inácio de Antioquia, Epístola aos Tralianos 107, 3,1).

Por Alexandre Carvalho, aspirante EDMA com Gabriel Ribeiro 
Organização textual: João Dias
Com informações de Frei Luiz Fernando Lima Rangel
Foto: Pascom Araruama

O post Escola Diaconal recebe 1ª Conferência Teológica apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*