Pascom Brasil lança campanha: tem novidade chegando

Desde do dia 19 de setembro, quem entrou no site da Pascom Brasil se deparou com uma contagem regressiva para o dia 29 de setembro de 2019, Dia dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. Segundo apurou a redação do Niterói Católico, a Pascom Brasil vem trabalhando há um bom tempo para o grande lançamento desta data.

A cada dia, o Facebook da Pascom Brasil, no endereço fb.com/PascomBrasil/, apresenta um texto e uma imagem, e no dia 19 de setembro, a imagem acompanhou o texto: “Tem novidade chegando para a Pascom! Atenção pasconeiros e pasconeiras do Brasil! Depois de lançarmos a nova marca da Pascom, que vem se tornando um importante elo de comunhão entre os agentes da nossa pastoral, chegou a hora de darmos mais um passo. Fiquem atentos às nossas redes sociais e guardem essa data: 29 de setembro de 2019, Dia dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael! #PascomBrasil #Pascom”.

Hoje, dia 20 de setembro, faltando 9 dias, a imagem vem acompanhada da mensagem: “Comunicar significa proximidade. É assim que o Papa Francisco define o poder da comunicação. Em nossa missão de evangelizar somos chamados a aproximar as pessoas, promovendo diálogo, tolerância e respeito. E a “proximidade” precisa começar entre nós, agentes da Pascom desse Brasil imenso! Chegou a hora de nos unirmos ainda mais. Tá curioso? Fica tranquilo, só faltam 9 dias”, publicou a Pascom Brasil em sua Rede Social.

A Pastoral da Comunicação

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A característica do pastor, na literatura bíblica, é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido, na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:

1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e

6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )

A Pastoral da Comunicação está organizada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.

Por João Dias
Arte: Divulgação
Texto A Pastoral da Comunicação:
http://pascombrasil.com.br/quem-somos/

O post Pascom Brasil lança campanha: tem novidade chegando apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*