Pastoral do Surdo realiza encontro regional em Niterói

28º Encontro Regional da Pastoral de Surdos

A Pastoral de Surdos do Leste 1 realizou, no dia 05 de outubro, no Colégio Nossa Sra. da Assunção em São Francisco, Niterói, o 28º ENCORJ, com o tema: Maria levantou-se e saiu às pressas para a casa de Isabel.

O Encontro contou com mais de 138 participantes, das diversas Igrejas Particulares (dioceses) do Regional. Durante a atividade, palestras, oficinas, meditação e bastante conversa, entre intérpretes e surdos, a respeito dos trabalhos realizados e da importância de haver uma organização para colaborar com eles na pastoral, dentro das Igrejas.O ENCORJ foi encerrado com a Missa, às 16h e um lanche partilhado.

Pastoral de Surdos, presença e atividades nas dioceses
Atualmente, a pastoral de surdos conta com vários locais, que disponibilizam acesso e atividade para a comunidade surda. Mesmo assim, ainda se faz necessário que cada diocese possa contar com representantes, não somente leigos, mas também, religiosos e sacerdotes.

Marilene, intérprete e uma das responsáveis pela pastoral na Arquidiocese de Niterói, comenta a respeito da necessidade de uma assessoria mais ampla e presente para os surdos. “Nossa pastoral de surdos, em especial da Paróquia da Porciúncula de Santana, em Niterói, está completando 18 anos. Também em outras cidades, como São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, existem serviços feitos por intérpretes para surdos, com sacramentos, palestras, e a Santa Missa, realizados há mais de 10 anos. Seria muito bom, se conseguíssemos articular uma coordenação, mais unida e estruturada na diocese”, afirmou a intérprete.

Por Pe. Ricardo Mota

O post Pastoral do Surdo realiza encontro regional em Niterói apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*