10 de janeiro é dia de festa em honra ao Beato Gonçalo do Amarante

As festas do Beato São Gonçalo são uma comemoração portuguesa, celebrada desde o século XVI. No Brasil, a  tradição chegou no século XVIII e é  festejada todo  dia 10 de janeiro, data da morte do Eclesiástico português, que na devoção popular é considerado “santo”.

No município de São Gonçalo, uma das mais tradicionais festividades da Igreja Matriz é esta festa, a do Padroeiro da cidade, o Beato Gonçalo do Amarante. Neste ano, ela acontece nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. A programação é extensa, com Celebrações Eucarísticas, procissão e festejos externos, com a presença da Comunidade Católica Divina Luz,  Banda Zero Hora e  Sheila Sá, que encerra os festejos com um show de MPB.

 O Vigário Episcopal, Pe. André  Luis, conta parte do trabalho realizado na Matriz  da cidade: “Estamos sempre no esforço de promover uma valorização da história da cidade e trazer junto a obra de restauro  da Igreja. Valorizando também a cultura, com  a presença da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, desenvolvendo eventos de formação e pesquisa, apresentações de corais. É um esforço contínuo na condução da paróquia.” Ele também está na expectativa para a divulgação de graças que a comunidade alcançou neste ano de 2020.

Por Íngrind Bianchini
Arte: divulgação

O post 10 de janeiro é dia de festa em honra ao Beato Gonçalo do Amarante apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*