Clero de Niterói realiza primeira Reunião Geral de 2020

O primeiro Encontro Geral do Clero de 2020 foi realizado no dia 12 de fevereiro, no Seminário São José, e contou com a presença do Arcebispo Dom José Francisco, o Bispo Auxiliar, Dom Luis Antonio, o Arcebispo Emérito, Dom Alano e diversos sacerdotes. Foram tratados o tema da CF2020 e outros assuntos, referentes à organização do Clero.

Padre Alcindo, da diocese de Duque de Caxias, apresentou, resumidamente, o tema da Campanha da Fraternidade 2020, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, destacando os verbos: ver, sentir e cuidar, sentimentos próprios de Jesus: “A parábola do Bom Samaritano destaca a maneira de agir, ‘sentiu compaixão’, a iniciativa de Deus é cuidar de seu povo. Ele é o primeiro que tem compaixão. O convite de Jesus para que sejamos nós, os próximos, para fazermos ‘o mesmo’, cuidar dos excluídos, daqueles que estão à margem da sociedade”, disse o sacerdote.

Conheça o hino da CF 2020

As periferias eclesiais
Padre Alcindo também apontou questões importantes, tratadas na Campanha de 2020, que necessitam de um olhar apurado dos cristãos brasileiros. “As periferias eclesiais estão onde a vida não é atingida pelos homens e mulheres da Igreja, onde os cristãos não chegam para realizar a sua missão. Existem angústias a que devemos dar resposta: o sofrimento, a desigualdade, o descaso, a falta de fraternidade, o crescimento da banalidade da vida, o crescimento da violência, a crise da humanidade”.

O texto-base da CF
O texto para a CF2020 é uma abordagem pastoral, com o pensamento de alguns teólogos, Santo Agostinho, “no agir, primeiro vem o próximo”, Francis Tompson, Santa Dulce dos Pobres, destacam: amar a Deus amando ao próximo.

O cartaz da CF2020

Padre Alcindo destacou o rosto da Irmã Dulce dos Pobres, como ícone do cartaz deste ano. O sacerdote comentou que a Santa, como destaque, já fora escolhida, antes de sua canonização. Um verdadeiro dom, uma escolha acertada, ela que é o rosto brasileiro da caridade.

Por Pe. Ricardo Mota

O post Clero de Niterói realiza primeira Reunião Geral de 2020 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*