Jovem da Arquidiocese é selecionado para estar com o Papa

O jovem Bruno Brun, mentor de carreira, empreendedor social e missionário da Comunidade Católica Shalom, é um dos 2 mil jovens já inscritos para “A Economia de Francisco”. Bruno Brun foi selecionado e recebeu o convite do Santo Padre, o Papa Francisco, para estar presente no evento.

Os jovens são provenientes de 115 países. Os países com maior número de inscritos, segundo informou a Santa Sé, são da Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha, Grã-Bretanha. O evento, desejado pelo Papa, se realizará nos dias 26, 27 e 28 de março, em Assis.

Os trabalhos dos participantes sobre grandes temas e questões apresentados pela economia de hoje e de amanhã: trabalho e cuidado; gestão e dom; finança e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; policies for happiness; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.

O Jovem Bruno Brun conversou com a redação do jornal Niterói Católico e destacou: “Eu trabalho ajudando pessoas a descobrirem suas habilidades, dons para que encontrem os seus propósitos, e a partir daí, se planejem, tenham atitudes, tomem melhores decisões profissionais e sejam felizes”, enfatiza o jovem.

Hoje, faço isso, porque comecei a conhecer pessoas infelizes em seus trabalhos, desanimadas, sem muitas esperanças e perspectivas de futuro, sonhos deixados de lado e isso começou a me incomodar”, destacou Bruno Brun.

Ainda destacou: “Desenvolvi uma metodologia chamada ASAS (Autoconhecimento, sonho, atitude e sabedoria), que tem ajudado diversos jovens e adultos a buscarem olhar para si, se autoconhecerem e desenvolver seus valores, para transbordarem no mercado e em suas vidas.”, explica ele, falando sobre a Brun Educação.

Niterói Católico – Descreva a Brun Educação

Bruno Brun – Eu comecei a Brun Educação em 2012, mas no início era um projeto tradicional, que ajudava os alunos em seus estudos. Eu percebia que acabava fazendo, além disso, porque as necessidades iam muito além do que ajudar jovens nos estudos, a superarem as suas dificuldades escolares e passarem para o vestibula. A questão era a falta de desenvolver o autoconhecimento, descobrir suas habilidade, propósitos e valores. Prêmios e reconhecimentos da Brun Educação,  2015 – Prêmio e selo internacional Shell – Iniciativa Jovem; 2017 – Livro Millennials- O mundo é melhor; 2018- Programa Impacta- SEBRAE; 2019- Programa Fazedores do Bem – CIEDS E BRITSH COUNCIL e 2020 – The Economy of Francesco – Itália.

NC – Como aconteceu o convite do Papa para The Economy Of Francesco?

Bruno Brun – O Papa escreveu uma carta, divulgada em 11 de maio, convidando jovens economistas, pesquisadores, empreendedores e protagonistas de mudanças, de até 35 anos, de todo o mundo, para um encontro, para participar do encontro “The Economy of Francesco. Os jovens, um pacto, o futuro”. O evento será nos dias 26, 27 e 28, em Assis, na Itália.

NC – Qual a proposta desse encontro?

Bruno Brun – Dar uma alma à economia do futuro. A proposta é  fazer um pacto com os jovens – para além de diferenças de crença e nacionalidade –  para mudar a economia atual e dar uma alma para aquela do amanhã, para que seja mais justa, sustentável e com um novo protagonismo, de quem hoje é excluído. O evento The Economy of Francesco consistirá de laboratórios, eventos artísticos e plenárias, com renomados economistas, especialistas em desenvolvimento sustentável, empreendedores e empreendedoras, que hoje estão comprometidos, em nível mundial, com uma economia diferente. A intenção é refletir e trabalhar em conjunto com os jovens, nestes três dias.

Confirmadas as presenças dos ganhadores do Prêmio Nobel Muhammad Yunus e Amarthya Sen, mas também a de Bruno Frey, Tony Meloto, Carlo Petrini, Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva e Stefano Zamagni, entre outros. A cidade de São Francisco será organizada em 12 “aldeias” que acolherão os trabalhos dos participantes sobre grandes temas e questões apresentados pela economia de hoje e de amanhã.

NC – Como ficou sabendo e se inscreveu?

Bruno Brun – Uma amiga minha, que foi em missão, me mandou e disse que teria muito a ver com o que eu estava desenvolvendo, e logo depois, o Padre Cadu me mandou também. E notei que realmente era para mim.

A inscrição foi feita através do site www.francescoeconomy.org. Como me inscrevi na categoria empreendedor, tive que contar o meu projeto e como o estava desenvolvendo, para o encontro. Disse que quero contribuir com as experiências que tive com a juventude de São Gonçalo e jovens do Brasil, que me acompanham nas redes e estão mudando as suas realidades com atitudes, esperanças e sendo multiplicadores e protagonistas sociais.

NC – Fale um pouco sobre sua expectativa

Bruno Brun – Estou muito feliz com a iniciativa do Papa Francisco, em convidar os jovens para pensarem em uma nova prática e pensamento econômico, e assim fazer um pacto mundial de transformação. Eu acredito que o jovem é o futuro, tem também como responsabilidade garantir as próximas gerações. Precisamos cuidar do nosso planeta, precisamos cuidar de nós, do próximo.

Eu acredito muitas nas conexões, e que elas podem ajudar a mudar o mundo, gerando mais consciência, aprendizado, troca, para cada um poder fazer a sua parte neste mundo. Precisamos ter princípio, valores e ética mais claras e gerar essa relação de trocas de experiências, para que cada um faça a sua parte para o bem comum. Acredito que se cada um puder fazer um pouco, podemos transformar a nossa sociedade e realidades.

NC – Para encerrar o bate-papo, Bruno, qual a paróquia que pertence? Qual o padre da sua paróquia? O que te fortaleceu a ir? Deixei seu contato para todos os leitores do Niterói Católico 

Hoje participo do ministério de música, da comunidade católica Shalom, em Niterói. O Padre é o Pe. Cadu. O que me fortaleceu a ir, foram as 2 missões que fiz em 2018, no interior de Rondônia, e 2019, nas Ilhas de Chaves no Amapá, com os ribeirinhos, onde pude ter contato com jovens de uma realidade muito diferente, que já tinha presenciado.

Minhas redes sociais são Bruno Brun – @eubrunobrun ou Brun Educação – @bruneducacao.

Por João Dias
Fotos: Arquivo pessoal

O post Jovem da Arquidiocese é selecionado para estar com o Papa apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*