COVID 19: Psicóloga e Assistente Social escrevem sobre como cuidar da mente

ESTOU DE QUARENTENA! E AGORA?

Não precisa ser muito atento a notícias, para saber que estamos passando por um momento nunca antes vivenciado em nossa geração. A pandemia em curso traz a nós um misto de sensações, dúvidas e emoções.

Assim como cuidamos do nosso corpo neste tempo, precisamos estar atentos se não estamos sobrecarregando a nossa saúde mental e emocional, além dos nossos limites, consumindo demasiadas informações que geram pânico e ansiedade.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como se prevenir e cuidar também da saúde mental, para passar por este tempo com maior bem-estar.

1.DESLIGUE-SE DAS NOTÍCIAS DESNECESSÁRIAS. JÁ SABEMOS COMO PROCEDER!

Procure ver apenas um noticiário por dia! Normalmente, o da noite traz o resumo de tudo aquilo que foi mais importante durante o dia. Notícias desnecessárias só aumentam nosso nível de estresse.

2.DIANTE DE SITUAÇÕES INESPERADAS, NOSSO PENSAMENTO PODE NOS ENGANAR

Teste seu pensamento e veja se ele está realmente de acordo com os fatos. Os pensamentos automáticos, “Nossa! A situação está piorando!” ou “a situação está ficando feia” podem ser questionados à luz da sobriedade: “A situação é DIFÍCIL e NOVA, e eu já sei o que devo fazer, então, sigamos as regras e vamos em frente!”.

3.FICAR EM CASA SOZINHO NÃO É SINAL DE ABANDONO!

O isolamento vivenciado atualmente é em vista de um bem maior! Não é fruto de um castigo ou punição. Ligue para as pessoas que você ama, faça chamadas de vídeo, entre em plataformas digitais, que permitem conversações em grupo e combinem partilhar e rezar juntos, online. Atualmente, temos a tecnologia em nosso favor!

4.O ÓCIO TAMBÉM PODE SER PRODUTIVO, CRIATIVO E PRAZEROSO

Procure fazer coisas de que você gosta: ler um bom livro, colocar a arrumação da sua casa em dia, para que você se sinta mais confortável, maratonar aquela série que você gostaria, assistir filmes, gastar tempo com animais de estimação, jardinagem, estudar, praticar atividades físicas em casa, ouvir boa música … Enfim, a criatividade é livre!

Por Paula Barreto, Psicóloga e Psicopedagoga
Colaboração: Bárbara Leal, Assistente Social e Técnica em Saúde Mental
Arte: Thiago Maia

O post COVID 19: Psicóloga e Assistente Social escrevem sobre como cuidar da mente apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*