“A alegria do cristão é uma tristeza superada”, diz Dom José Francisco

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, a cada domingo está visitando uma comunidade diferente da Arquidiocese, para a celebração dominical. Na Santa Celebração do 17º Domingo Comum, dia de Sant’Ana e São Joaquim e dia dos avós, o Arcebispo Metropolitano celebrou a Missa, com transmissão online, e presença de público reduzido, na Paróquia São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima, em Tribobó, no Município de São Gonçalo.

Como vem acontecendo todos os domingos, o Arcebispo rezou pelas intenções que todos trazem no coração. Antes da Santa Missa, o diácono Nélio do Amparo, na transmissão pela Rádio e Rede Sociais, apresentou as seguintes intenções: “Pelos vovôs e vovós, nesse dia a eles dedicado; pelas paróquias de Santana, que celebram a sua padroeira; para que busquemos  Cristo e seu Evangelho, como nosso verdadeiro tesouro; por todos os falecidos pelo coronavírus e pelas famílias enlutadas; pelos infectados pelo coronavírus; pelos profissionais da saúde e pesquisadores; pelos pobres e enfermos e por aqueles que buscam aliviar seu sofrimento; pela saúde do Pe. Matias, Alexandre, Guilherme, Hugo e nas intenções do Papa Francisco.

No início da homilia, disse o Arcebispo de Niterói: “Aqui nos reunimos, na paróquia de São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima de Tribobó, para celebrar o 17º domingo do tempo comum, experimentando a reabertura gradual de nossas igrejas, com as preocupações dessa pandemia. E a Palavra de Deus nos convoca a buscar o sentido verdadeiro e mais profundo de nossa existência.”.

Em um outro trecho da homilia, Dom José Francisco convida os fiéis a refletirem sobre a maior alegria que é Jesus: “Em nossas famílias e comunidades, nas celebrações e reuniões, devemos sentir a verdadeira alegria, que não é simples euforia, mas a consciência de que somos amados pelo Senhor. A alegria do cristão é uma tristeza superada. Encontrar Jesus é a maior alegria para a vida. Mesmo sabendo que não temos todas as soluções para os problemas, temos a alegria de sermos amados pelo Senhor. Os personagens dessas parábolas são fascinados pelo tesouro e pela pérola. Esse tesouro é Jesus, que dá o sentido para a vida. A experiência de encontro com o Evangelho e com Jesus é que renova a alegria em nossa vida cristã. O evangelho é exigente, mas é pleno de humanidade e de sabedoria, no encontro com o essencial.”.

O Senhor nos chamou, pediu a nossa colaboração e nos santificou. A glória nos foi dada, depende de nós aderirmos ao Senhor com plena fidelidade e amor total. Essa é a verdadeira sabedoria que nos leva à alegria. (…) Sejamos agradecidos ao Senhor pelo dom da fé e da alegria, pela vida de Jesus Cristo em nossa vida, em nossa Igreja e em nosso mundo”, destacou o Arcebispo, na conclusão da homilia, sugerindo que todos nós reflitamos sobre a fé e a alegria que vem de Jesus Cristo.

Ao final da Santa Missa, o Arcebispo abençoou os presentes e os que acompanhavam de casa, pelas Redes Sociais e pela Rádio Anunciadora. A cada domingo, Dom José Francisco irá celebrar em uma comunidade da Arquidiocese de Niterói.

Reveja a celebração do 17º Domingo Comum, em Full HD aqui:

Participe da Santa Celebração, com Dom José Francisco, aos domingos, fique atento ao site e redes sociais, para saber onde será a próxima Missa Dominical, com o Arcebispo, no site da Arquidiocese: https://arqnit.org.br ou nas redes sociais, Facebook: https://fb.com/arqnit ou https://fb.com/radioanunciadora no Instragram: @arqnit ou no YouTube: https://youtube.com/arqnit.

Por João Dias
Fotos: Adigar José/Carolina Melo

O post “A alegria do cristão é uma tristeza superada”, diz Dom José Francisco apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*