Gestor da Nova Catedral fala com exclusividade sobre a obra de Fé

Em vídeo, enviado ao Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói, Denis Carneiro, gestor do Projeto de construção da Nova Catedral São João Batista, destaca a concretagem de mais 15 blocos, finalizando mais uma etapa da obra.

No vídeo, Denis Carneiro explica como é feito o bloco de sustentação, acrescentando que devido à chegada da frente fria, a concretagem será antecipada para amanhã, dia 29, ou para quinta-feira, dia 30 de julho.

Veja o vídeo exclusivo:

 

O templo, que traduz em arte, a mitra e o solidéu episcopais, será parte de um conjunto de 14 equipamentos culturais, nomeado como Caminho Niemeyer, e fica ao longo da orla de Niterói. O início desse caminho é o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado na década de 1990. Além do MAC, o caminho conta, também, com mais sete projetos já construídos, como a Praça Juscelino Kubitschek e o Memorial Roberto Silveira.

Oscar Niemeyer expressou, ele mesmo, a satisfação pela concepção, que chegou a ver, como  sua “obra-prima”. De acordo com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, a catedral não será somente um monumento religioso, mas também artístico e cultural. Por conta disso, o monumento será destinado a toda a cidade de Niterói.

A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 70 metros de altura, e com capacidade para 5 mil pessoas na nave. Conta também com um altar externo para celebrações, com até 15 mil pessoas na esplanada. Terá, ainda, uma sacristia, Capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso, para exposições e eventos, ossuário, livraria com lanchonete.

A sua localização fica no ponto extremo da praça do Caminho Niemeyer, em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói. Todos os espaços para seu funcionamento estão abaixo do nível da praça, com vista total para as águas brandas da Baía de Guanabara.

A obra está sendo feita através de doações de fiéis e empresários, que contribuem para essa bela edificação. As mobilizações estão em andamento em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói.

Por João Dias
Fotos: Arquivo

O post Gestor da Nova Catedral fala com exclusividade sobre a obra de Fé apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*