Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579

Foto reprodução Facebook

Matriz de São Gonçalo confirma registros de fundação do século XVI

No último dia 02 de setembro, passados mais de 450 anos, a Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante foi reconhecida através de ata notarial, registrada em cartório no município, como propriedade da Arquidiocese de Niterói.

Padre André, pároco da comunidade, explica o desenrolar da documentação. “Foi um longo processo, mas que está próximo de terminar, com a retirada do Registro Geral de Imóveis (RGI), no mês de outubro de 2020. Todo esse processo foi instrumentalizado com pareceres históricos, que trouxeram as evidências necessárias para que ficasse comprovada a posse do terreno onde foi construída a Paróquia ainda no século XVI.”

Na ocasião, em reunião privada, estiveram presentes as autoridades eclesiásticas, municipais e estudiosos, para testemunhar esse marco para a cidade, que é o reconhecimento oficial do terreno da Igreja Matriz, local onde o município teve seu início, no entorno da antiga capela, ali erigida em 1579.

Com informações de Padre André Luís

Por Padre Ricardo Mota

 

O post Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*