Seminário Arquidiocesano São José terá almoço delivery neste domingo

O Seminário São José, local de formação dos futuros sacerdotes da Igreja particular de Niterói, terá, no domingo, dia 13 de setembro, o delicioso frango na brasa, delivery ou drive thru, ao custo de 15 reais.  Devido à pandemia, esta será a primeira vez do tradicional almoço do Seminário, neste formato.  Solicita-se que a reserva seja feita até amanhã, 10 de setembro, pelo telefone 2717-1855.

Os pontos de distribuição são o próprio Seminário e a Paróquia São Gonçalo, e os bairros de entrega, Fonseca, Cubango, Barreto, Ilha da Conceição, Ponta da Areia, Centro, São Domingos, Gragoatá, Ingá, Icaraí, Santa Rosa, Vital Brasil, Tenente Jardim, Venda da Cruz, Neves, Covanca, Vila Lage, Porto Velho e Barro Vermelho.

O domingo, 13 de setembro, se inicia com a Santa Missa, às 11h, sob a presidência do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, e transmissão pelas Redes Sociais da Arquidiocese de Niterói. Após a Missa, uma Live na Rede Social do Seminário, com o Ministério São José.

O intuito é angariar donativos para o Seminário, que completou 111 anos de fundação, no dia 11 de janeiro, e desde 1909, vem formando sacerdotes. Pelo Decreto Imperial, de 02 de dezembro de 1854, o prédio pertencia à 1ª Baronesa da Soledade, Francisca Elisa Xavier, grande proprietária de terras, na região dos atuais bairros de São Lourenço e Fonseca.

O título de Baronesa da Soledade foi conferido à Francisca Elisa Xavier, por Dom Pedro II, em 1854. Após a sua morte, a propriedade foi vendida ao Comendador José Duarte Galvão Júnior, e em 1897, cedida à Diocese de Niterói, hoje Arquidiocese de Niterói, depois de permanecer muitos anos fechada. Em 1909, ali se fixou o Palácio Episcopal, por iniciativa do Bispo da época, Dom Agostinho Benassi e, no mesmo ano, passou a abrigar o Seminário Diocesano São José.

Em 30 de dezembro de 1992, pelo processo de número 6.539, o prédio foi tombado pelo município de Niterói: “… sob o risco de caráter neoclássico do arquiteto italiano Antônio Forchini, apresenta uma composição simétrica em todas as fachadas. O corpo central possui, no pavimento térreo, o acesso principal, precedido por uma escada de convite. Quatro janelas, dispostas duas a duas, ladeiam a porta. No pavimento superior, cinco janelas francesas se abrem para um balcão sacado e corrido. A fachada principal se completa com a presença de dois corpos, dispostos simetricamente, contendo, cada um, duas janelas por pavimento. Todo o prédio é encimado por entablamento, platibanda e frontão triangular na fachada principal, possuindo pilares e cunhais com capitéis clássicos” (Trecho do Decreto de Tombamento).

Os seminaristas agradecem a todos os amigos e benfeitores, pela generosidade. Informações pelo número (21) 2717-1855.

Arte: Divulgação

O post Seminário Arquidiocesano São José terá almoço delivery neste domingo apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*