Formação e aprofundamento são traçados por Pascom SG

Ontem, dia 3 de abril, os coordenadores paroquias da Pascom do Vicariato São Gonçalo fizeram uma reunião, com a presença do Coordenador arquidiocesano do Secom e Pascom, Padre Cláudio Almeida. O coordenador vicarial, Fábio Miranda, enviou um artigo nos contando um pouco sobre esse encontro. Vejamos o que ele disse:

COORDENADORES DA PASCOM DO VICARIATO SÃO GONÇALO, REÚNEM-SE PARA TRAÇAS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO – Por Fábio Miranda

Na segunda-feira, dia 03 de maio, os coordenadores da Pascom das paróquias do Vicariato São Gonçalo, da Arquidiocese de Niterói, reuniram-se, virtualmente, com o Coordenador vicarial e Coordenador do setor de comunicação da Arquidiocese de Niterói, Padre Cláudio Almeida. A sala virtual teve a presença dos coordenadores e representantes das Paróquias Sagrado Coração de Jesus no Mutuá, Santo Antônio, na Covanca, Nossa Senhora do Pilar, no Boaçu, Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Pequeno, Nossa Senhora Aparecida, no Patronato, Reitoria São José e Rincão do Senhor, na Água Mineral, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José Operário, no Gradim, Nossa Senhora da Conceição, no Porto Novo, Nossa Senhora de Fátima, no Barro Vermelho e São Judas Tadeu, no Rocha.

A oração inicial foi realizada pelo Padre Claudio, que agradeceu a presença de todos os coordenadores e representantes paroquiais. Em seguida, feita uma apresentação dos presentes e uma partilha sobre um texto filosófico chamada “As três peneiras de Sócrates” e a sua relação com o dia a dia dos pasconeiros em suas paróquias.

Um dos principais temas foi a Semana de Comunicação da Arquidiocese de Niterói, que será realizada de 9 a 16 de maio, devido à pandemia, será virtual. Outro ponto foi a sugestão de grupos de formação e multiplicadores, com experiências em ferramentas, como OBS, StreamYard, PRISM Live, ferramentas de edição de vídeos e outros processos técnicos, considerando as melhores práticas utilizadas na Arquidiocese. Ainda será realizada uma pesquisa para identificação de todos os pasconeiros, necessidades e realidades da pascom de cada paróquia.

Padre Cláudio falou da importância da interação com o SECOM e da necessidade das Pascom’s realizarem esta ponte, do que acontece nas paróquias com a SECOM, para que todos na Arquidiocese possam saber o que aconteceu e irá acontecer em cada comunidade.

Por fim, o Padre Cláudio encerrou o encontro, com uma oração, reforçando mais uma vez a importância destes momentos de encontro e partilha nas Pascom.

Segue a preparação para a Semana da Comunicação 2021 Arquidiocesana, que começa no dia 9 de maio com a Santa Missa de abertura, com o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco às 10h. Este será um grande encontro virtual, para celebrar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), que neste ano será no dia 16 de maio.

A Semana prossegue com encontros diários, pela Pascom Brasil e o Regional Leste 1. No dia 11 de maio, o Coordenador do Regional Leste 1, Adielson Agrelos, fará uma palestra, e no dia 13, haverá um Terço, com as Pascom’s da Arquidiocese. No Encontro de Comunicadores 2021, no dia 15 de maio, serão oferecidas várias oficinas. Todos os encontros serão online, para evitar a propagação da Covid-19.

Por João Dias
Foto: Fábio Miranda

O post Formação e aprofundamento são traçados por Pascom SG apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*