Na Semana Nacional da Bíblia 2021

O professor titular de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Goiás,  autor do texto-base do Mês da Bíblia, Joel Antônio Ferreira, participou da live de ontem, 8 de junho, da Semana Bíblica Nacional, promovida pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Na live, Joel falou sobre o contexto em que a Carta de São Paulo aos Gálatas (tema do Mês da Bíblia) foi escrita e qual o sentido dela para seus interlocutores. “O autor dessa carta aos Gálatas é Paulo Apóstolo. É uma carta genuína, onde ele começa dizendo que a Carta é escrita por ele e todos os irmãos que estavam com ele”, diz Joel.

O autor do texto-base explicou que a Galácia é onde hoje é a Turquia e que, na parte sul, era onde estavam as pequenas habitações da Galácia, local onde Paulo foi evangelizar. A Carta, segundo Joel, é dirigida aos cristãos da Galácia, onde Paulo esteve evangelizando e criando várias comunidades.

Joel salientou que a Carta ao mesmo tempo em que anima aos Galátas também é muito dura contra pessoas que não aceitavam a linha de Paulo. “Essas pessoas pertenciam a um grupo chamado de judaizantes, que eram pessoas que pertenciam a um judaísmo mais conservador”, explica.

Joel conta que a Carta foi escrita no ano de – 57 ou 58 D.C – e o seu histórico é a de que Paulo havia anunciado o Evangelho na Galácia, atual Turquia. “Muitos Gálatas aderiram o Evangelho com muito entusiasmo e alegria e quando Paulo foi embora os Gálatas continuaram a caminhar com os próprios pés”.

“Depois que Paulo formou essas comunidades apareceram na região alguns cristãos judaizantes querendo estabelecer algumas leis do judaísmo, então eles criaram essas juizantes, o que gerou divisões nas comunidades Gálatas. Com isso, muitos Gálatas aderiram a pregação dos missionários juizantes e mudaram de lado”, diz Joel.

O autor do texto-base informa que Paulo recebeu notícias das divisões das comunidades judaizantes e ficou decepcionado. Com isso, resolveu escrever a Carta aos Gálatas, enviando-a às comunidades vivas e também àquelas que dividiram todos os cristãos que estavam na Galácia.

Só existe um Evangelho, o de Jesus Cristo –  Na Carta, Joel salientou que Paulo deixa claro que só existia um evangelho: o de Jesus Cristo.

Assista a live completa:

O post Na Semana Nacional da Bíblia 2021 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*