“Somos humanos feitos de sinais”, diz Dom José

Foto: João Gabriel Vasques

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, presidiu Missa Solene em honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, ontem, 12 de outubro, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Galo Branco, São Gonçalo. Na Santa Celebração, com transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais da Arquidiocese, o Arcebispo destacou a importância dos sinais na vida de todos.

“Somos humanos, feitos de sinais. Precisamos de sinais para viver e para nos comunicar. Um adeus com a mão, um abraço apertado, uma lágrima que escorre, a camisa do time do coração, o sinal de trânsito, o apito do guarda, os sinais indicadores das estradas, dizendo que o caminho é aquele mesmo, um sorriso, uma palavra”, disse o Arcebispo, em sua homilia.

Foto: Alice Dias

Em outro trecho, Dom José Francisco, afirma: “…Sinais. Como precisamos de sinais! Como não sobrevivemos sem eles! Imaginem que todos os semáforos do mundo se apagassem numa hora só. Quantos desastres teriam acontecido! Na semana passada, quando as redes sociais pararam por sete horas, quantas pessoas ficaram desorientadas, quantas tiveram prejuízos financeiros!”, enfatizou ele.

Em outra parte da belíssima homilia, Dom José Francisco alerta e aconselha, “…quando tudo for abalado em volta de vocês, quando a angústia se aproximar, quando o desânimo cochichar aos ouvidos de vocês, que não vale a pena ser bom, quando a morte lhes insinuar que ela tem a última palavra, fechem os ouvidos. Olhem para a Imaculada. A Imaculada não colocou obstáculos ao sonho de Deus. A vontade de Deus se realiza quando agimos como ela. A paz só acontece quando nos tornamos o sonho de Deus”, lembrou ele.

“O mundo pode se tornar o pesadelo de Deus. O mundo, muitas vezes, se torna o pesadelo de Deus. Quando isso acontecer à sua volta, perto de você, feche os olhos e diga baixinho para você mesmo, de coração: eu sou o sonho de Deus!”, afirmou Dom José Francisco.

“Eu sou o sinal de Deus para o mundo, eu também sou o sonho que Deus sonhou para o mundo. Nós somos o sonho de Deus para o mundo. A Imaculada, Virgem Aparecida, será nosso farol mostrando a luz e a paz, que é Jesus. A Imaculada nos levará sempre para o sonho de Deus na construção da paz e defesa da vida, com Jesus e com os irmãos. Amém”, Dom José Francisco finalizou a homilia, cantando a Imaculada.

Ao final da Santa Missa, o Arcebispo abençoou os presentes e os que formavam a Igreja doméstica, acompanhando pela rádio Anunciadora, Redes Sociais da Arquidiocese e da paróquia.

Por João Dias
Fotos: Alice Dias/João Gabriel Vasques

O post “Somos humanos feitos de sinais”, diz Dom José apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*